Assinaturas digitais de jornais no mundo crescem 200% em cinco anos; leitor busca credibilidade e prefere ler no mobile 

Jornal ANJ Online 
19 Novembro 2019

Desafiados a encontrar um modelo viável de receitas em um ambiente digital dominado por Google e Facebook, os jornais registraram um crescimento de 208% em suas assinaturas digitais nos últimos cinco anos até 2018. Os dados são do relatório World Press Trends 2019, da Associação Nacional de Editores de Notícias (WAN-IFRA). 

O estudo, com entrevistas realizadas em mais de 50 países, projeta para este ano aumento de 13% na carteira de assinantes digitais dos jornais, muito por causa da crescente procura dos consumidores de notícias de todo o mundo por fontes confiáveis em meio à desinformação on-line. Além disso, o estudo recomenda aos publishers o investimento nos serviços mobile, uma vez que 56% dos leitores on-line acessam sites de notícias a partir de dispositivos móveis como os smartphones.

“O ‘mobile first’ precisa ser mais do que um mantra, tem de ser a missão”, sugerem os autores do estudo. A pesquisa afirma que as organizações de notícias com visão de futuro adotaram uma mentalidade de mobilidade em suas operações atuais e planos futuros. “Estratégias de SEO (Search Engine Optimization) de qualidade produzirão resultados além do mecanismo de pesquisa tradicional”, enfatiza o estudo. Por enquanto, segundo o relatório, o Google continua a ser a principal fonte de tráfego para os sites noticiosos. Do total das visitas direcionadas pela empresa de tecnologia, 47,61% são resultado de pesquisa pesquisa, enquanto outros 32,45% partem do Google News. 

As receitas globais (impressa e digital) das organizações de notícias, de acordo com o estudo, caíram 3% na comparação entre 2018 e 2017, com grande parte desse impacto vindo da receita de publicidade impressa (queda de 7%). A receita de publicidade digital aumentou 5%, e o relatório prevê melhora em 2019.A pesquisa indica que quase 54% da receita total dos jornais são provenientes da venda de suas edições digitais e impressas. Ainda que os jornais estejam empenhados na transformação digital, a pesquisa estima que os recursos vindos das edições em papel ainda representem 86% da receita dos editores de notícias. Em 2018, a circulação impressa caiu 1% em todo o mundo.

Usuários leais são, conforme o relatório, os maiores contribuintes para o tráfego on-line dos jornais. Globalmente, eles representam mais de duas de cada cinco visualizações de página. “O conteúdo relevante é essencial para obter a lealdade de novos usuários”, destaca o estudo.

Leia mais em:

https://www.wan-ifra.org/press-releases/2019/11/04/world-press-trends-2019-the-balancing-act-of-publishershttps://whatsnewinpublishing.com/208-growth-in-digital-news-subscribers-over-five-years-readers-are-more-willing-to-pay-for-content-and-other-findings-from-wan-ifra

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Pesquisar

Veja mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Categorias

Arquivos

Sua mensagem foi enviada com sucesso.