Capítulo 1 – O Processo de Fidelização/Retenção  de Consumidores

Diferença entre Retenção e Fidelização

Normalmente, escutamos falar de programas de fidelização, como aqueles que fornecem pontos na compra de produtos (Dotz, Multiplus, Smiles etc), ou aqueles que obrigam o consumidor a ficar com a empresa por período mínimo de 12 meses, para que as condições “especiais” oferecidas por ocasião do fechamento do contrato, sejam validas. Contratos de telefonia normalmente são assim.

O termo é utilizado de maneira geral pelo mercado mas, na realidade, a maioria desses programas, são programas de retenção, ou seja, programas que geram conveniência para o futuro cliente, sem, necessariamente, servir como elemento fidelizador na relação empresa x consumidor.
Fidelidade á conseguida quando a empresa compartilha valores comuns com os seus consumidores, respeitando-os em todos os momentos do relacionamento. Um importante consultor de marketing de relacionamento, afirma que “os valores humanos são a moeda contemporânea do comercio”, resumindo de forma muito feliz essa condição.
Esse compartilhamento de valores tem que ser uma atitude natural da empresa e não uma simples “jogada de marketing”, facilmente desmascarada pela realidade do dia a dia. O respeito pelo consumidor expresso no atendimento ágil de suas demandas, como o tratamento de reclamações e a pronta resposta às mesmas, é a melhor demonstração prática das atitudes da empresa, que ensejam as condições básicas para que se consiga a “fidelidade” dos seus consumidores.
Isso é mais claro ainda para as gerações mais jovens (Millennials), que ainda não são o público alvo de muitas empresas, mas são o próximo segmento que deve ser abordado com urgência, pois são mais antenados no mundo digital, que é para onde toda o comércio caminha. Veja abaixo a reportagem da revista Consumidor Moderno, sobre essa característica dos Millenialls:

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Pesquisar

Veja mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Categorias

Arquivos

Sua mensagem foi enviada com sucesso.