Estudo IPSOS 2012

Estudo da Ipsos detalha o envolvimento dos diversos perfis da população brasileira com os diferentes meios de comunicação

Fonte: Revista Meio&Mensagem, de 8 de outubro de 2014

Em 2012, o instituto de pesquisas Ipsos Media CT propôs uma nova leitura sobre o consumo de mídia no Brasil. Esse estudo montou um conjunto de 13 grandes grupos (ou clusters) que representam, de forma abrangente, as principais subdivisões da população em termos de atitudes, de usos e costumes. A ideia era avançar na análise para além do perfil sociodemográfico, influindo informações de comportamento e afinidade com os meios de comunicação.
O estudo abrange 13 mercados, que concentram 86% do investimento publicitário no Brasil.O levantamento tem por base as pesquisas Ipsos Marplan, que analisam hábitos e comportamentos da população brasileira, e é atualizado anualmente, pois os clusters podem passar por modificações. 
As informações dos macrossegmentos foram atualizadas com dados relativos ao período de janeiro a dezembro de 2013.
Aproveitei apenas os números para o meio jornal, que encontram-se resumido na planilha abaixo. Quanto ao resumo dos segmentos da população, por uma questão de espaço de publicação, somente publiquei as características sobre quem são, sendo que o estudo publicado na revista cita também as seguintes características desse público: Interesses, Como consomem, Como percebem o mundo e Vida social.
Quadro resumo sobre envolvimento com o meio jornal

Por que lê jornal?DedicadosContemporâneasAbsolutosElitesBatalhadoras
Passar o tempo/tempo livre1823251915
Saber das notícias4552524938
Se sentir acompanhado9151896
Se distrair142124912
Aprender/cultura geral2435352116
Ter informações de shows etc1932301912
Saber de notícias esportivas2130402016
Estar atualizado4044422829
Ver/escutar um programa específico/favorito8111545
Se informar sobre algo que deseja comprar1726231310
Leem jornal por segmento (em %)119755
Por que lê jornal?ConsumistasEsforçadosConservadoresBem-nascidosTecnológicos
Passar o tempo/tempo livre2321131923
Saber das notícias5053324348
Se sentir acompanhado171171016
Se distrair221791719
Aprender/cultura geral3428122432
Ter informações de shows etc2926112227
Saber de notícias esportivas3140232146
Estar atualizado4144253038
Ver/escutar um programa específico/favorito1495714
Se informar sobre algo que deseja comprar2722101220
Leem jornal por segmento (em %)129656
Por que lê jornal?ConformadosNovos AlternativosAmbiciosos
Passar o tempo/tempo livre191716
Saber das notícias504235
Se sentir acompanhado8812
Se distrair161515
Aprender/cultura geral172020
Ter informações de shows etc111720
Saber de notícias esportivas402930
Estar atualizado393425
Ver/escutar um programa específico/favorito679
Se informar sobre algo que deseja comprar121115
Leem jornal por segmento (em %)7109

Características dos segmentos identificados pelo estudo

Segmentos da populaçãoQuem são
Esforçados (3.836.000 pessoas) = 7,6%Homens (75%) e mulheres (25%) economicamente ativos, dos 20 a 60 anos, tanto solteiros quanto casados. Têm, em geral, nível médio completo;
Conservadores (4.371.000 pessoas) = 9,1%Homens (57%) e mulheres (43%) de classe média e média baixa. Relativamente jovens, com idades entre 20 e 45 anos, são solteiros ou casados, com filhos pequenos. Têm nível de escolaridade intermediário ou baixo.
Bem-nascidos (1.407.000 pessoas) = 4%Grupo equilibrado quanto ao sexo (40% homens e 60% mulheres). Jovens de 20 a 30 anos, de classe alta e média alta, são solteiros e recém-casados, e, por isso, ou ainda moram com os pais, ou acabaram de constituir novo lar. Possuem nível alto ou médio alto de escolaridade (muitos ainda estudando). Os que trabalham ocupam cargos médios e todos dispõem de alto poder aquisitivo, sem problemas de acesso ao crédito.
Tecnológicos (1.905.000 pessoas) = 4,8%Adolescentes e jovens rapazes de 13 a 29 anos, de classe média e média alta, geralmente vivendo na casa dos pais junto com outros irmãos. São, na maioria estudantes.
Conformados (3.333.000 pessoas) = 9,4%Homens (85%) de classe média e baixa, de todas as faixas etárias. O nível de escolaridade é baixo ou muito baixo.
Novos Alternativos (4.128.000 pessoas) = 8,4%Grupo formado, na maioria, por homens (68%), mas com número expressivo de mulheres (32%). Pessoas de classe média, de todas as faixas etárias.
Ambiciosos (4.357.000 pessoas) = 8,4%Formado por homens (65%) mas também por mulheres (35%) de classe média, casados ou solteiros. Com idades entre 20 e 45 anos, mas, mesmo mais velhos, mantém o espírito jovem. Trabalham em cargos de nível médio, mas perseguem com afinco sucesso profissional e econômico.
Dedicadas (5.607.000 pessoas) = 13,5%Em sua maioria, senhoras de classe média (88%), matriarcas ou mulheres maduras, casadas ou solteiras, que fazem do lar o centro de suas vidas e interesses. Se têm filhos, já são adultos e têm vida independente, o que as permite concentrarem-se em si mesmas. São pessoas de níveis culturais modestos, por vezes ingênuas, mas com desejo de informação e conhecimento.
Contemporâneas (2.299.000 pessoas) = 8,2%Mulheres adultas, profissionais de classe média alta, que conciliam a profissão com os cuidados com a casa e a família. Cultas e amantes da leitura, tendem a ter níveis de escolaridade altos.
Absolutos (2.590.000 pessoas) = 5%Na maioria, homens (73%) de classe média alta e alta, adultos, com níveis de escolaridade elevados. Profissionais bem-sucedidos, seguros de si mesmos, que se sentem absolutos e triunfantes.
Elites (2.100.000 pessoas) = 4%O grupo é bem equilibrado entre homens(60%) e mulheres (40%) de classe alta e média alta e com níveis de escolaridade muito elevados. São pessoas privilegiadas em todos os aspectos: alta formação, renda, ótima posição socioeconômica.
Batalhadoras (5.211.000 pessoas) = 7,3%Mulheres (82%) de classe média e média baixa. Existem em todas as faixas etárias, dos 20 aos 60 anos, com filhos sob sua responsabilidade, quase sempre pequenos. Têm nível cultural de médio a baixo.
Consumistas (6.583.000 pessoas) = 8,4%Na maioria mulheres (90%) de classe média, de 15 a 40 anos. As mais jovens, solteiras, vivem com os pais e irmãos. As mais velhas são casadas ou moram com um companheiro.

Considerando-se o nível de envolvimento de cada segmento com o meio jornal, para cada uma dos motivos de leitura relacionados, e as características de cada segmento da população, o desafio é adequar o seu produto para que se torne atraente ao máximo para cada segmento. 
Se o estudo da Ipsos Marplan não tiver dados específicos sobre a sua região de atuação, o jeito é cada jornal efetuar os levantamentos de perfis junto ao seu público leitor, principalmente os assinantes, para forma a sua própria base de dados sobre o mercado local.
Pode-se observar nas planilhas, que os principais motivos de leitura de jornal, em quase todos os segmentos, é saber das notícias e estar atualizado, demonstrando de forma inequívoca, que o meio jornal goza de bastante prestígio e credibilidade junto à população. Nenhuma novidade, apenas, não devemos nunca esquecer dessas características, seja no impresso ou no digital, para que os jornais continuem a prestar o serviço que sempre prestaram, ou seja, fornecer informação de qualidade e confiável aos seus leitores.

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