Jornais, boas notícias

Você chamaria de louca uma pessoa que, em fevereiro de 2009, lhe sugerisse investir em jornal. Claro, o mundo estava no auge da crise financeira global iniciada em setembro do ano anterior. Além disso, e principalmente, a internet já se incorporara definitivamente à paisagem e o Facebook transformava-se num gigante, aproximando-se do seu primeiro bilhão de usuários. Os anunciantes estavam debandando dos jornais e migrando para as plataformas digitais. Os leitores passaram a ter uma urgência até pouco tempo antes desconhecida e começaram a achar que as informações que colhiam de graça no Face e na internet lhes bastariam. Diante disso, obviamente você não colocaria um centavo do seu dinheiro em jornal.

O valor dos grandes jornais havia chegado ao fundo do poço. Todos encolheram com sucessivos cortes de pessoal, outros foram vendidos a preços ultrajantes, e muitos desapareceram. No dia 1º de fevereiro de 2009, cada ação do “The New York Times” (NYT), o maior jornal do mundo, era cotada a US$ 4,13 na Bolsa de Nova York, resultado mais baixo de um mergulho iniciado em 2004, quando a tormenta por que passaria a mídia impressa começava a produzir os seus primeiros relâmpagos. A onda era sair do papel e correr para a internet, fazer blogs, construir perfis digitais, buscar relevância fora do velho mundo analógico.

Com o tempo, fazendo inúmeros ajustes no negócio e nas redações, dominando a tecnologia digital para oferecer notícias e análises em tempo real, e como sempre dispondo de informação confiável, os grandes jornais foram se reconstruindo, se reerguendo, estabilizando suas contas e aos poucos reconquistando valor. Em 11 anos, as ações do “New York Times” subiram 924%, e cada uma valia ontem US$ 38,78. Se você tivesse ouvido aquele louco em 2009 e investido US$ 100 mil em ações do NYT, teria agora mais de U$ 900 mil.

Pouquíssimos papéis renderam tanto. Para se visualizar melhor este resultado, basta dizer que as ações do NYT aumentaram mais do que as da Renner, da Ambev e da Klabin, que cresceram respectivamente 923%, 677% e 621% de 2010 a 2020. Se você comparar com fundos de investimento, vai parecer jogo de amadores contra profissionais. O Icatu rendeu 286%, o Paribas deu 257%, e o fundo do Banco do Brasil RFLP pagou 225% sobre o capital dos seus investidores. Quem diria? Houve quem comparasse jornais com carroças, que desapareceram depois da invenção do automóvel. Era um engano.

E um negócio que todos davam como terminal voltou a florescer. As pessoas confundiram os jornais com uma indústria de papel. O papel era e segue sendo apenas uma plataforma para levar informação ao consumidor. Hoje, todas as outras plataformas digitais alavancam os veículos profissionais que produzem jornalismo profissional. E isso tem enorme valor, como comprovam os números do NYT. Mais do que notícia e análise em texto, os jornais produzem conteúdo em todos os formatos disponíveis, em áudio, podcast e vídeo.

No Brasil e no exterior são os jornais nos seus formatos digitais que pautam o resto da imprensa. Seus produtos são os melhores do mercado. E agora oferecem conteúdos também para entreter, além de informar. Uma coluna escrita por leitores do NYT chamada “Modern Love”, que tem o objetivo exclusivo de entreter com curtas histórias de amor escritas pelos seus leitores, em pouco tempo transformou-se num sucesso. No ano passado, “Modern Love” virou uma série da Netflix.

Alguém pode dizer que o exemplo do NYT não reflete a realidade da maioria por se tratar de um jornal mundial, lido em praticamente todos os países. É verdade. Mas também é verdade que os grandes jornalões brasileiros voltam aos poucos a ver seus índices crescer. A carteira digital do GLOBO, segundo matéria publicada em janeiro, aumentou 154% em três anos, e o jornal tem hoje mais de 330 mil assinantes que pagam para consumir seu conteúdo. Em meados dos anos 2000, sem a ameaça da internet, o objetivo do GLOBO era chegar a 500 mil assinaturas. Nada mal.
Há muito chão para percorrer, mas não dá para negar que há boas notícias no ar para os jornais.

Fonte: O Globo

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