Leitor é quem define relevância em novo algoritmo do Facebook

 Publicado em Segunda, 06 Outubro 2014 20:00 
Escrito por Nathália Carvalho0 Comentário

Como de praxe, o algoritmo do Facebook é atualizado constantemente, o que representa desafio aos profissionais que trabalham com mídias sociais. Não faz muito tempo, o site promoveu mudanças que dão ao usuário o “poder” de definir o que é relevante para o seu feed  de notícias. Sobre o assunto e o momento pelo qual os veículos de comunicação estão passando com as mudanças tecnológicas foram discutidos pelo executivo Christian Rocas durante o Seminário Internacional de Jornais, organizado pela International News Media Association (INMA) na última semana, em São Paulo.

“Existe mudança forte de hábito e vocês fazem parte dela. As pessoas deixaram de ver as coisas pelo desktop para ver tudo no celular. Não acreditamos que isso está acontecendo, já que no Brasil a rede 3G não é tão boa. Mas a maneira como o brasileiro acessa o Facebook é cada vez mais pelo dispositivo móvel”, disse o executivo que trabalha para a rede social.

Sobre a mudança no algoritmo, Rocas explicou que aconteceu uma alteração de lógica, baseada em relevância. “Não é mais o que você quer mostrar, é o que o usuário quer ver. O internauta treina o Facebook para mostrar o que é relevante para ele. Então, se ele curtiu a sua página, mas viu um post e depois não voltou, provavelmente as suas mensagens não vão para o feed de notícias dele, pois a rede social entende que aquilo era importante de maneira pontual”.

O executivo ressaltou que esse sistema ainda está sendo explicado para o mercado. Para ajudar jornalistas, ele garantiu que a rede social está realizando workshop, produzindo materiais e disponibilizando para consulta pública. “Estamos sugerindo coisas para quem trabalha com a nossa ferramenta. O BuzzFeed participou dos nossos encontros e aumentou sua audiência em 900%”, revelou.

Além disso, ele deixou conselhos: “Usem mais os recursos de perguntas, criem grupos do seu veículo fechado para seus jornalistas, pois pode ser mais fácil compartilhar informações por meio da rede social, e use o conteúdo feito pelos usuários em suas pautas, respeitando os direitos autorais”.

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Christian Rocas durante Seminário INMA (Imagem: Studio 3X)

Fonte: Comunique-se

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