Mais big do que nunca: o Big Data nos dias atuais

Em um bate papo durante o CONAREC 2019, convidados explicam o conceito de Big Dada e sua importância

Por: Aline Barbosa

Nos dias de hoje gerar dados está cada vez mais fácil através dos dispositivos moveis e mídias sociais, que transmitem a todo momento informações. Big Data é o conceito que descreve o grande volume desses números gerados a cada segundo. O conceito pode ajudar empresas a obter insights rápidos e preciosos.

Como o Big Data é utilizado?

Para Ana Cláudia Pinto, Diretora de produtos e soluções Digitais da ShareCare Brasil, os dados estruturados dentro da área da saúde – onde ela transita – podem ser utilizados para ajudar o cliente que espera conclusões e para fazer uma “gestão de saúde baseada em dados construídos”.
Marcos Loução, diretor financeiro da Porto Seguro, diz que o conceito pode ter muitas variáveis e atingir públicos distintos.
“Para o rapaz da comunidade talvez mil casos defina Big Data. No Whatsapp, pra você se relacionar com o Smartphone, mil endereços de contatos também. Para uma empresa como a nossa que tem softwares e tecnologia de conta, mil dados não é nada”, expõe.

Considerado “uma das grandes ferramentas para resolver problemas”, como destacou Pedro Fleury, Diretor de Ti  e Produtos da Webmotors, o Big Data está em constante evolução e é importante utilizá-lo para trabalhar dentro dessa ideia de resoluções de hipóteses.

Simplificação e inovação

Apesar da importância do uso de dados, o termo ainda é visto com complexidade, existindo uma dificuldade entre os profissionais  para construir as informações de uma forma atrativa.

“O desafio é a complicação que se gera em torno do assunto. Existe um desafio em utilizar o conceito de uma maneira simplificada”
Marcos Loução,
Diretor financeiro da Porto Seguro


O ideal é que se façam modelos razoáveis de dados para interpretá-los melhor e passar a informação desejada. 

“Se cada uma das nossas empresas no dia a dia tentar simplificar e dar exemplos… consegue-se evoluir e ter uma utilização mais democrática dos dados. E as organizações poderão usufruir melhor”, destaca Marcos. “Simplificação e inovação é a solução”, completa Pedro.

Como começar?

Para implantar o Big Data nas estratégicas das empresas é importante ter um ponto de partida e saber aonde se quer chegar. “Primeiro se faz uma pergunta e depois os dados vão te ajudar a achar essa resposta”, destaca Ana Claudia.

Marcos é adepto de começar com um papel e uma caneta e aconselha o método junto com um direcionamento do que se quer para o futuro.

“É importante ter uma visão, ter claro o que está se testando, saber exatamente os caminhos que você vai ter independente de cada resposta e aí sim você começa a trabalhar os dados”, destaca o diretor da Porto Seguro.

Observar de vários ângulos traz uma riqueza dentro da discussão. Dados estruturados não precisam ser sobrecarregados, somente o necessário pode ser muito mais eficiente na hora de obter resultados.

“Conseguir de alguma forma gerar uma informação que seja palatável para o público, que ele consiga entender e que consiga gerar alguma ação em cima daquela informação”, diz o Pedro.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Pesquisar

Veja mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Categorias

Arquivos

Sua mensagem foi enviada com sucesso.