Notícias da Semana

Grupo RBS reformula design de jornais

Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina chegaram às bancas de cara nova nesta

terça-feira, 05. 

Depois da reformulação editorial e gráfica realizada no Zero Hora, principal jornal do Grupo RBS, em maio deste ano em comemoração aos 50 anos do título na cidade de Porto Alegre, o grupo apresenta mudanças em seus outros títulos impressos. 

Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina chegaram às mãos dos leitores com novo design nesta terça-feira, 5. O objetivo, segundo o grupo de comunicação, foi ordenar a leitura conforme o interesse do público e a relevância dos temas, de forma flexível e dinâmica. “Vamos dar mais um passo e experimentar agora um novo conceito. Queremos estreitar ainda mais nossa relação com o público, que assume nos veículos do Grupo RBS um papel ativo, seja como leitor, crítico, fonte ou disseminador”, explica Gabriel Casara, diretor-geral de jornais e internet do Grupo RBS em Santa Catarina.

Para isso todas as editorias foram separadas por seções, nesta ordem: Notícias (com o noticiário tradicional de política e economia no País e no mundo); Sua Vida (com conteúdos sobre comportamento, vida moderna e serviços); e Esportes e Cadernos (com assuntos ligados a esporte e cadernos de variedades). A exemplo de A Notícia, os títulos Diário Catarinense e Jornal de Santa Catarina assumem a marca Anexo para o caderno de variedades.

Os três produtos terão mais informações sobre previsões climáticas e indicadores econômicos, que passam a acompanhar artigos assinados por especialistas na área e empresários. O Jornal de Santa Catarina ganha ainda uma edição exclusiva para a região de Itajaí e Balneário Camboriú, com direito a capa, colunistas e reportagens exclusivas, o Jornal Santa Catarina Litoral.

A marca feminina Donna assume as revistas +Estilo (A Notícia) e Viver! (Jornal de Santa Catarina), que circulam encartadas aos seus respectivos títulos aos finais de semana. Com a nova configuração, a marca passa a oferecer desfiles, workshops, talkshows e outros formatos de eventos nas regiões de Joinville e Vale do Itajaí.

Já a marca Destemperados chega ao mercado de Santa Catarina para promover eventos em torno da gastronomia, com o apoio do caderno semanal que circulará às sextas-feiras nos três jornais, substituindo os títulos Gastronomia (Diário Catarinense e Jornal de Santa Catarina) e Saborear (A Notícia).
RBS demite 130 funcionários e planeja reestruturação


Demitir para reestruturar
Eduardo Sirotsky Melzer, presidente executivo do Grupo RBS, enviou um email para os funcionários da empresa para dar mais detalhes sobre o anúncio de demissão em massa feito na segunda-feira, 04, durante uma videoconferência. No vídeo interno, foi mencionado que 130 funcionários serão demitidos na próxima quarta-feira, 06.
No texto, Melzer destacou que a motivação para as demissões em massa não é financeira e sim um redesenho na operação. A decisão está baseada num levantamento feito pelo grupo nos últimos 12 meses. No período, houve maior investimento nas áreas dedicadas ao digital, na renovação do jornal Zero Hora – que deu início à mudanças em outras publicações como Diário Catarinense e A Notícia –, da TV e rádio.

Leia a íntegra abaixo:
“Caros colegas,Escrevo para reforçar a mensagem que compartilhei com vocês nesta segunda-feira, em videoconferência, e para detalhar minha visão em relação ao futuro da nossa empresa, pois quero manter entre nós um ambiente de clareza e transparência.
As transformações radicais e a velocidade impressionante pelas quais a indústria da comunicação tem passado exigem energia e dedicação para entender o momento e também coragem para promover os ajustes que precisam ser feitos para continuarmos crescendo.

Mudar não é opcional. É vital para o nosso projeto empresarial.
O cenário atual apresenta realidades paradoxais. Por um lado, os modelos tradicionais estão altamente desafiados. Por outro, o avanço tecnológico e a forma de consumir mídia nunca geraram tantas oportunidades e tanta abertura para a inovação como nos dias de hoje. Aquelas empresas que têm a coragem de se posicionar no mundo novo sairão fortalecidas.
Nesse sentido, acredito muito na relevância dos nossos produtos, no jornalismo de qualidade, na comunicação e no desejo cada vez maior por conteúdo de entretenimento diferenciado. As necessidades continuarão existindo. O que muda é a forma como serão atendidas. Se queremos continuar crescendo temos de nos reinventar imediatamente, investindo em atividades e negócios que geram resultados positivos e deixando de fazer o que não agrega para nossa empresa e para o mercado.
Quero convidar todos vocês a romper paradigmas, quebrar barreiras e colocar a RBS cada vez mais no grupo das empresas vencedoras, daquelas empresas que constroem oportunidades de mercado para se posicionar e conquistar a liderança.
Teremos uma semana intensa pela frente, pois na quarta-feira faremos cerca de 130 demissões, de um universo de 6 mil pessoas, com o objetivo de buscar produtividade e maior eficiência. São cortes que precisam acontecer, principalmente na operação dos jornais. Não estou de forma alguma insensível ao impacto que demissões geram na vida das pessoas e da própria empresa, porém acredito que tanto os profissionais quanto as empresas precisam repensar o modo como atuam.
O Grupo RBS emprega milhares de pessoas. Não promover mudanças seria uma irresponsabilidade com estes profissionais, um erro com todos vocês, além de um descaso com nossos clientes e com o nosso projeto de futuro, que já está em andamento.É importante destacar que a RBS não passa por uma crise financeira. Ao contrário. Estamos investindo e redesenhando a nossa operação, buscando velocidade e desprendimento que são vitais para a preservação do nosso projeto empresarial.
Fizemos, nos últimos 12 meses, uma análise muito detalhada de todos os nossos negócios e atividades. Eu me envolvi pessoalmente nesse processo. A partir do que vimos, fizemos investimentos importantes que ajudam a deixar clara a nossa crença no negócio.Dobramos as equipes dedicadas ao digital, tanto nas redações quanto no Tecnopuc, e triplicamos os investimentos nesta área. Até o fim do ano, só no Tecnopuc, em Porto Alegre, teremos quase 100 profissionais trabalhando exclusivamente na criação de soluções digitais para nossos produtos, em especial para os jornais.
Os 50 anos de Zero Hora marcaram o início de uma grande renovação do jornal, que agora começa a ser replicada em outros veículos. Inovamos na organização do conteúdo e criamos novos espaços para fortalecer o vínculo com o leitor. A partir de amanhã, Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina entram também nessa nova fase.
Na TV, teremos nesse ano as 18 emissoras com equipamentos totalmente renovados e tecnologia de última geração, cobrindo com sinal digital o Rio Grande do Sul e Santa Catarina antes do prazo determinado pelo governo federal.Em rádio, nosso alcance cresceu com o lançamento da Gaúcha Serra, da Gaúcha Santa Maria e da Gaúcha Zona Sul. O rádio também tem feito um excelente trabalho na internet.
Na e.Bricks, nossa empresa digital criada há três anos em São Paulo, lançamos o Early Stage, um fundo para impulsionar ideias em tecnologia – um negócio contemporâneo que atrai empreendedores em busca de parceria para crescer. O fundo deve chegar ao final do ano com 16 empresas no portfólio.
Também na e.Bricks, ampliamos a operação da Wine, que já é a maior empresa de vinhos online do mundo, tanto que estamos agora preparando sua entrada no mercado internacional. E muitos de vocês que já são sócios da Wine agora poderão também ser da Have a Nice Beer, o maior clube online de cervejas da América Latina, que está vindo para o Grupo.
Gostaria ainda de citar dois exemplos de inovação e empreendedorismo que marcam a nossa gestão. O primeiro é o HypermindR, um centro de pesquisa no Rio de Janeiro, que vai desenvolver softwares para medir hábitos do consumidor. E o segundo diz respeito ao nosso modelo de gestão de pessoas, baseado na meritocracia. As ferramentas que desenvolvemos para dar mais transparência aos planos de carreira tornaram-se benchmark para muitas empresas e agora serão disponibilizadas ao mercado através da Appus, um negócio que nasceu aqui, dentro do RH.
Temos apoio dos acionistas nas nossas decisões e temos também pessoas qualificadas e comprometidas, recursos financeiros, solidez de caixa, coragem, energia e desapego para deixar de fazer coisas que não agregam e investir no que pode nos fazer crescer.
Na próxima sexta-feira, vou apresentar aos líderes da empresa a Carta Diretriz, um documento que reforça na RBS princípios como simplicidade, produtividade e eficiência, qualidade, inovação, crescimento sustentável e meritocracia. Tenho dito que somos uma empresa em beta. Isso significa que nosso processo de transformação será contínuo e permanente.
Como presidente, tenho compromisso com os acionistas, com a história da nossa empresa, com o nosso público e os nossos clientes.Estou motivado, principalmente, pela grande confiança que tenho no trabalho e no comprometimento de cada um de vocês.
Vamos em frente!Duda”
 

NY Times cresce receita, mas perde publicidade

No balanço semestral, grupo americano destaca crescimento de assinaturas digitais, 

chegando a 831 mil leitores

O New York Times divulgou dados do segundo trimestre deste ano, permitindo avaliar o janeiro a junho na comparação com 2013. No geral, a receita cresceu 1% no período, chegando a US$ 779,12 milhões.
O lucro, porém, caiu 12,1%, chegando a US$ 112,36 milhões. Boa parte dessa diferença se deve pelo fato de 2013 ter contabilizado receitas provenientes da venda do Boston Globe, o que significa que os números do primeiro trimestre de 2014 em diante deverão ser mais condizentes com a nova realidade e tamanho do grupo.
A circulação voltou a aumentar, chegando a US$ 419,53 milhões, acréscimo de 1,7% sobre o primeiro semestre de 2013. A receita anunciante, no entanto, caiu 0,5%, atingindo US$ 315,07 milhões, apesar do aumento de 3,4% na virada do ano.
No comunicado enviado à imprensa, Mark Thompson , CEO do grupo, destacou o aumento da circulação. “O crescimento das assinaturas digitais somaram 32 mil no trimestre, 39% a mais que o mesmo trimestre de 2013”, disse, destacando os novos pacotes de paywall lançados em março, como o NYT Now, NYT Opinion e o Times Premier.
Na comparação com o primeiro trimestre, as assinaturas cresceram 19%. Hoje, o New York Times tem 831 mil leitores dentro de seus planos digitais.

Fonte: Meio e Mensagem

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